Ventilação e exaustão mecânica

A ventilação mecânica ou ventilação forçada consiste em fazer a renovação do ar de forma a retirar os elementos poluidores. Ventilar um local significa renovar o ar de um ambiente fechado.

Este sistema de ventilação é feito através de dispositivos próprios (ventiladores, exaustores, unidades de tratamento de ar ou outros elementos acionados mecanicamente) que provocam o movimento do ar entre o interior e o exterior, e assim, controlam a qualidade do ar no interior do ambiente.

A ventilação mecânica é bastante utilizada em cozinhas e sanitários, justamente por ser ambientes mais fechados e que precisam de circulação de ar constante, controlar a temperatura adequada, para que não haja excesso de calor e nem frio e preservar a desempenho das pessoas que estão no local.

Uma das finalidades da renovação do ar é diluir contaminantes presentes e controlar excesso de umidade, os odores e os contaminantes de um recinto fechado na substituição pelo ar exterior, o calor do ambiente é retirado, mantendo a pressão do ar garantindo que as substâncias não atinjam níveis de concentração, CO2, acima do permitido.

A Armando Clima está preparada para avaliar, instalar e dar manutenção em qualquer sistema de ventilação, garantindo eficácia dos serviços e o cumprimento das normas técnicas.